domingo, 5 de outubro de 2008

Vog RC Montemor-O-Velho - 30 de Setembro de 2008

Na visita do Governador Henrique Alves, do distrito 1970
Rotary de Montemor inaugurou ‘Marco Rotário’

“Serviço à comunidade”, um dos grandes objectivos do Rotary Internacional, foi a expressão eleita, durante a visita de Henrique Maria Alves a Montemor-o-Velho, procurando passar a mensagem que o movimento rotário não é elitista, porque se dedica ao apoio aos mais carenciados.

O Rotary Club de Montemor-o-Velho recebeu, esta terça-feira, a visita oficial do Governador do Distrito 1970. Numa sessão de cumprimentos, Henrique Maria Alves foi recebido pelo presidente da autarquia, Luís Leal, que também é sócio do Rotary de Montemor. O P.e José Luís Ferreira, na qualidade de presidente do clube de serviços de Montemor, agradecendo a visita do governador 1970, enfatizou o lema do presente ano rotário -“Realizemos os sonhos”- afirmando que “vamos continuar a colaborar com o ensino da língua portuguesa na Guiné Bissau, apoiar associações de carácter social e humanitário e apoiar iniciativas pró-juventude”.
Luís Leal sublinhou “a parceria e cumplicidade do município e Rotary na concretização de projectos de apoio comunitário e sócio-cultural”. Realçando o trabalho desenvolvido pelos rotários de Montemor, o autarca referiu “a aproximação aos países de expressão portuguesa, o apoio às instituições sociais do concelho e aos jovens e acções de formação cívica e cultural”. “Com a realização do ciclo de conferências “Portugal no Mundo”, Município e Club potenciaram o verdadeiro espírito do movimento rotário, galvanizando também o concelho”, anotou.
Por sua vez, o Governador agradeceu “tudo o que o edil tem feito, não só pelo clube mas também pelo movimento rotário, enfatizando que “nunca se consegue servir sem parcerias”. “No modelo de servir a comunidade, adoptado pelo Rotary, é de enaltecer o apoio que o vosso clube presta à população da Guiné, porque, além de falarem o português, é uma comunidade que precisa do apoio rotário”, advogou Henrique Alves, explicando que “ao longo das visitas oficiais vou tentar sensibilizar os clubes para, através da Rotary Foundation, conseguir parcerias no sentido de actuar principalmente nos países lusófonos onde, por exemplo, Angola ocupa o primeiro lugar no número de crianças que morrem até aos cinco anos, por isso, vamos tentar fazer alguma coisa por aqueles que não têm culpa de terem nascido onde nasceram”.
A cerimónia de “boas vindas a Montemor” encerrou com Luís Leal a entregar lembranças do concelho ao companheiro Henrique Alves.
Depois da recepção na Câmara Municipal, a comitiva teve oportunidade de inaugurar o “marco rotário”. Na oportunidade, o P.e José Luís, agradecendo a Luís Leal, na qualidade de autarca e rotário, a disponibilização da rotunda para a colocação do “marco rotário”, avalizou que “a inauguração do marco rotário é o culminar da afirmação do Rotary em Montemor, concretizado com a visita do companheiro Henrique Alves”.
“Éum símbolo que vai dar ao movimento rotário, porque além de ficar situado numa zona nobre da vila de Montemor, vai servir de mensagem aos jovens que frequentam as escolas ali situadas”.
Após esta iniciativa, o Governador participou numa reunião do Conselho Director, obtendo conhecimento dos projectos que o Rotary Club de Montemor pretende realizar, sob o lema do presente ano rotário “Realizemos os sonhos”.
Após estas iniciativas, o Governador do distrito 1970 participou num jantar de companheirismo com a família rotária de Montemor-o-Velho e de outros clubes que honraram o clube anfitrião com a sua visita e diversas entidades do concelho, no Restaurante “Encosta de S. Pedro”, na Carapinheira.
As diferentes intervenções enfatizaram o objectivo do Rotary - serviço à comunidade - reflectido no slogan mundial “dar de si antes de pensar em si”.