domingo, 19 de outubro de 2008

Geminação R C Gaia-Sul (D 1970) com R C Gien Sully Sur Loire ( D. 1720)

Caros Companheiros:
O Rotary Clube de Gaia-Sul deslocou-se pela segunda vez a Gien, uma Cidade francesa situada na margem do Rio Loire e célebre pelas suas faianças, vinho e também por ser uma região de caça.

O objectivo da deslocação foi estabelecer uma geminação com o Rotary Clube de Gien Sully-sur – Loire a que se associou o Clube Rotário de Hamburgo-Bergedorf da Alemanha, que já está geminado com aquele clube francês há 40 anos, compartilhando assim uma jornada de intenso companheirismo.

O acto solene revestiu-se da maior solenidade e simbolismo com a representação numerosa e distinta dos três clubes rotários.

Para além dos presidentes dos clubes geminados, Manuela Rocha, Antoine Pinto e Horst Opaschowski, usaram da palavra o Maire de Gien (Jean Pierre Hurtiger) e o Governador do Distrito Rotário 1720 – Michel Barrabès, todos exultando os valores supremos que caracterizam o movimento rotário e antevendo as virtualidades subjacentes à geminação consumada.

No decurso do jantar, um verdadeiro hino à gastronomia francesa, foram trocadas lembranças entre as individualidades presentes, após o que se seguiu um momento musical.

Nele intervieram a cantora lírica, Drª Nídia Rocha, filha da Presidente do Rotary Clube de Gaia-Sul que acompanhada pelo pianista Francisco Pereira deleitaram a assistência com obras de Mozart, Puccini, Lloyd Webber, Claude Schönberg e Kander & Ebb, merecendo pelo alto nível demonstrado uma prolongada e calorosa ovação.

O Rotary Clube Gaia-Sul, com esta cerimónia prestigiou-se e prestigiou Portugal com a fundada esperança de que o intercâmbio entre os dois Clubes eventualmente extensivo ao Rotary Club de Hamburgo augura um futuro promissor.

Saudações rotárias
Manuela Rocha