sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Jantar de Natal - RC Montemor-O-Velho - 16 de Dezembro de 2008

Rotary de Montemor promoveu jantar de Natal

A família rotária de Montemor-o-Velho reuniu-se, dia 16, para celebrar a quadra natalícia.

Após breves palavras de boas vindas proferidas pelo presidente do Rotary Club de Montemor, padre José Luís Ferreira, e da protocolar “saudação às bandeiras”, a reunião de companheirismo do clube de serviços à comunidade continuou com uma singular cerimónia de admissão de uma nova companheira. Tratou-se da entrada efectiva da jovem advogada, Margarida Reis Carvalho que, embora da Figueira da Foz, onde esteve integrada no Interact e no Rotaract, é em Montemor que ultimamente se dedica à causa rotária, e onde granjeou grandes amizades. A madrinha da nova rotária foi a past-presidente do clube, Dolores Campião, com a insígnia a ser colocada por António Vaz, do Rotary de Coimbra e actual Governador Assistente.


A festa rotária, além do aumento do quadro social, ficou marcada por momentos de distinto significado: uma oração ecuménica, com a leitura de dois textos sagrados (Isaías 9,1-6 e Lucas 2, 1-14), a apresentação em PowerPoint do “Natal através do Presépio” (cerâmica e porcelana, pintura e escultura em madeira de oliveira) e cântico natalício “Noite de Paz”, actos preparados pelo companheiro José Leite, da Figueira da Foz, e pela partilha de prendas entre os presentes.
As diferentes intervenções convergiram em pontos comuns: paz, alegria, solidariedade. Na ocasião, o convidado Aurélio Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Arazede, tecendo rasgados elogios à iniciativa e agradecendo a realização na sua freguesia, disse não estar familiarizado com o movimento rotário, mas comunga dos seus propósitos e ideais porque “afinal é um clube de serviços à comunidade, onde impera o companheirismo, a amizade, a solidariedade e a paz”.
“É com esta fé e esperança em Jesus Cristo, esta paz, este amor, esta solidariedade que o mundo precisa, para que todos possamos viver em harmonia e exultação”, disse o padre José Luís, exortando para que “esta celebração do Natal, a festa do nascimento de Cristo, seja um momento de motivação para o dever de nós, rotários, nos envolvermos com esperança, na actividade do Clube, participando, com entusiasmo, nas iniciativas que levamos a cabo, partilhando e assumindo a nossa quota-parte de responsabilidade na plena concretização dos objectivos que, em conjunto, traçámos”. “ Um feliz Natal para todos”, concluiu.

Para António Vaz, “celebrar o Natal, no âmbito dos ideais do Rotary, significa o dever de abdicarmos de comodismos e egoísmos e compartilhar e disponibilizar esforços, capacidades, empenhamentos, dedicações e boas vontades, em prol de iniciativas que transcendem a nossa esfera individual, e se dirigem ao serviço à comunidade, promovendo o apoio àqueles que mais necessitam da
nossa ajuda”. Desejando “um óptimo trabalho ao clube de Montemor, no âmbito da solidariedade e da paz, o Governador Assistente, terminou dizendo que “a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio dos nossos corações e aquece, com ternura, os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada pela vida”.
O jantar de Natal da família rotária de Montemor-o-Velho, decorrendo num salutar espírito natalício, motivador da paz e da solidariedade, juntou cerca de quatro dezenas de participantes, entre rotários, familiares e convidados, no restaurante “Serrado”, em Arazede.